É quase inexistente o número de postagens no Instagram que não faça uso de hashtags (também conhecido como velho jogo da velha). Parece que o pessoal se empolga e tome a colocar # nas postagens. Mas isso faz alguma diferença para o alcance das suas contas nas redes sociais?
O que é hashtag?
Antes de mais nada, você sabe o que é a # e para que ela serve? A hashtag é uma palavra ou frase escrito após o jogo da velha (#) para identificar tópicos de conversas nas redes sociais e facilitar a pesquisa por temas.
Para que servem?
As hashtags ajudam as redes sociais a agrupar postagens por tipos de assuntos de conteúdos. Além disso, como elas ficam clicáveis, o público pode clicar nelas para acessar outras postagens com o mesmo tema.
Por que usar as hashtags?
Quando você usa uma #, a rede social na qual você fez a publicação entenderá a qual assunto ela se refere. Seu uso ajuda sua marca a se destacar e aumentar a visita à sua conta. E o melhor é que o usuário será segmentado, ou seja, ele entrará em um assunto pelo qual realmente tem interesse.
ex: se você tem uma hamburgueria no bairro da Trindade em Florianópolis, o uso da #hamburgeriafloripa vai ajudar a filtrar o resultado da pesquisa realizada pelas pessoas dentro da própria rede social.
Dicas de como usar as hashtags
1- Não polua a legenda
Muita gente usa e abusa do direito de usar # no post. Mas isso acaba atrapalhando seu desempenho, pois isso dificulta a localização da # e confunde o usuário.
2 – #Não #Separe #Termos
Use todas as palavras de uma determinada frase juntas. Se você as dividir em várias hashtags isso vai acabar direcionando sua postagem para outro tema; ex: se você vende rede de pesca, escreva tudo junto: #RedeDePesca, pois #rede #de #pesca poderia misturar seu post com outros assuntos como “rede social” ou “rede de volei”.
Além disso, divisão gera palavras genéricas não deixando claro qual o assunto nela abordado. O que acaba diminuindo o alcance da sua postagem
3 – Crie sua própria hashtag
Isso vai contribuir para usuários que querem conhecer melhor as opções de produtos e serviços que você oferece. Pois nesse destaque estão postagens associadas ao seu negócio.
ex: se você tem uma doceria chamada Mimo de Vó especializada em bem casado artesanal, uma dica é usar #BemCasaMimoDeVó e #MimoDeVo. Já se você tem uma loja online de roupas femininas chamada Nina Fashion, pode criar a #UseNinaFashion e #NinaFashion.
4 – Use termos que têm a ver com o seu negócio
Não adianta usar # que seja muito procurada se ela não se relaciona ao seu produto. Opte pelas que fazem sentido para você. Não adianta aumentar as visitas para sua conta e não conseguir transformá-las em seguidores e, posteriormente, em clientes.
5 – Estude a concorrência
Dê uma olhada no que estabelecimentos que oferecem serviços e produtos semelhantes aos seus estão usando. A ideia não é copiar os mesmos termos, mas entender o que tem sido usado e está funcionando ou não nas redes sociais.
Ah, uma dica extra é entrar em sites de ideias de #, como o Display Purposes e o Hashtag Generator, para usá-las da melhor maneira. Eles vão te ajudar a pensar em opções semelhantes que aumentarão a assertividade das suas postagens.